Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decreto regulamenta isenção de taxa em editais de concursos públicos

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 16 anos

    Todos os editais de concursos realizados no país devem trazer no texto a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos de baixa renda. De acordo com o Decreto n.º 6.593 , publicado no Diário Oficial da União deo dia 3, estão livres do pagamento quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e quem comprovar a baixa renda da família.

    A instituição organizadora do concurso consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato e em caso das informações prestadas serem falsas, o candidato estará sujeito às punições previstas em lei.

    O edital da seleção definirá os prazos limite para a apresentação do requerimento de isenção, assim como da resposta ao candidato do deferimento ou não do pedido.

    O decreto federal prevê ainda que se o pedido não for acatado pela empresa organizadora do concurso, o candidato deverá ser comunicado obrigatoriamente antes do término do prazo previsto para as inscrições.

    Leia, abaixo, a íntegra do Decreto nº 6.593 :

    "DECRETO Nº 6.593, DE 2 DE OUTUBRO DE 2008.

    Regulamenta o art. 11 da Lei nº 8.112 , de 11 de dezembro de 1990, quanto à isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo federal.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84 , inciso IV , da Constituição , e tendo em vista o disposto no art. 11 da Lei nº 8.112 , de 11 de dezembro de 1990,

    DECRETA:

    Art. 1º Os editais de concurso público dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do Poder Executivo federal deverão prever a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que: I - estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135 , de 26 de junho de 2007; e II - for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135 , de 2007. § 1º A isenção mencionada no caput deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, contendo:

    I - indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e II - declaração de que atende à condição estabelecida no inciso II do caput. § 2º O órgão ou entidade executor do concurso público consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. § 3º A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto no 83.936 , de 6 de setembro de 1979.

    Art. 2º O edital do concurso público definirá os prazos limites para a apresentação do requerimento de isenção, assim como da resposta ao candidato acerca do deferimento ou não do seu pedido.

    Parágrafo único. Em caso de indeferimento do pedido, o candidato deverá ser comunicado antes do término do prazo previsto para as inscrições.

    Art. Este Decreto também se aplica aos processos seletivos simplificados para a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de que trata o art. 37 , inciso IX , da Constituição .

    Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 2 de outubro de 2008; 187º da Independência e 120º da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    João Bernardo de Azevedo Bringel

    Patrus Ananias"

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.10.2008

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17379
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-regulamenta-isencao-de-taxa-em-editais-de-concursos-publicos/117849

    Informações relacionadas

    Sergio Campos Junior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Matérias reservadas à Lei Complementar na Constituição Federal

    Marcello Leal, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Isenção: natureza jurídica e requisitos para sua concessão

    Questões Inteligentes, Administrador
    Notíciashá 8 anos

    Saiba quem tem direito à isenção de taxa de inscrição em concursos públicos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    e os de baixa renda e o que agora? continuar lendo