Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vendedora é indenizada por humilhação

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 18 anos

    Empresa que submete vendedora a atos de vexame, constrangimento e humilhação, por não ter atingido meta de vendas, deve indenizar a trabalhadora pelos danos morais causados. Com esse entendimento, por unanimidade, a 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas (SP) - decidiu condenar a empresa Remaza Sociedade de Empreendimentos e Administração Ltda a pagar R$ 12 mil à ex-funcionária por danos morais sofridos.

    A ex-funcionária moveu reclamação trabalhista que tramitou na 3ª Vara do Trabalho de São José dos Campos alegando humilhação, sob a conivência da administração da empresa em que trabalhava. Ela pediu indenização por danos morais. Segundo a trabalhadora, era obrigada a cumprir tarefas humilhantes caso não atingisse as metas de venda.

    Ao se defender, a empresa alegou que não ficou demonstrada a prática de ato lesivo à honra ou à moral da trabalhadora e que seus representantes não determinavam a prática de qualquer ato que ofendesse os funcionários. Condenada em 1ª instância, a empresa recorreu ao TRT.

    Distribuído o recurso ao juiz Lorival Ferreira dos Santos, o magistrado, analisando os autos do processo, decidiu manter a sentença proferida pelo juízo da 1ª instância trabalhista. Segundo Lorival, testemunhas comprovaram que desafios de vendas eram impostos pelo gerente ou pelo supervisor à trabalhadora. Apostava-se vale-refeição, obrigação de pagar e não comer churrasco servidos aos colegas, torta ou carbono no rosto dos vendedores das equipes que nada vendessem no dia. Havia ainda ‘desafio do babaca’, em que o vendedor era obrigado a desfilar de top ou minissaia. Quem ficasse de fora seria isolado pelos demais e sofreria pressão psicológica para participar da brincadeira.

    "Os desafios consistiam em verdadeira submissão a tratamento discriminatório, vexatório, constrangedor e humilhante da trabalhadora pela empresa. Os representantes da reclamada, ao invés de estimular a vendedora a obter melhores resultados, feriam sua auto-estima", esclareceu Lorival.

    Fundamentando sua decisão em artigos da Constituição Federal , do Código Civil , jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal de Justiça e na doutrina, o magistrado manteve a condenação de R$12 mil imposta pela 1ª instância."Esse valor não levará ao enriquecimento da trabalhadora e muito menos importará na falência da empresa, considerando seu porte econômico", concluiu Lorival.

    (Processo 00549-2004-083-15-00-1 RO)

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedora-e-indenizada-por-humilhacao/137335

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)