Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condomínio responde por agressão de morador a empregado

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 18 anos

    O condomínio tem responsabilidade, e deve responder por danos morais, pela agressão física causada por um único proprietário contra empregado. Cada condômino deve responder solidariamente pelo dano causado, na proporção de sua fração e área comum, segundo decisão unânime da 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP.

    Alegando ter sofrido agressão física por um dos moradores do condomínio, o trabalhador ajuizou reclamação na 6ª Vara do Trabalho de Campinas, contra o Condomínio Conjunto Residencial Jardim Dom Nery, pedindo indenização por danos morais. Condenado em 1ª instância, o condomínio recorreu ao TRT argumentando que não pode ser responsabilizado pelo ato de um dos proprietários. Para o síndico, a ação deveria ser ajuizada contra o agressor.

    Segundo a relatora do recurso, juíza Maria Cecília Fernandes Alvares Leite, o Código Civil obriga o causador de um dano a indenizar o lesado, voltando as coisas ao estado anterior ou oferecendo algo que compense a lesão sofrida. Da análise do processo, a magistrada constatou que o condomínio não negou que o proprietário tivesse agredido fisicamente um empregado.

    Considerado como pessoa jurídica, o condomínio adquire direitos e obrigações, devendo cada proprietário por ele responder, solidariamente, na proporção de sua fração ideal, fundamentou a relatora. "O condomínio não pode ser considerado como terceiro, pois é o real empregador do trabalhador e suas responsabilidades são confundidas com as de seus condôminos", disse Maria Cecília, que reconheceu a existência de dano moral, porque o empregado foi agredido fisicamente quando estava em serviço. O valor da indenização foi estipulado em R$10 mil, para compensar o dano moral sofrido.

    (Processo 00016-2004-093-15-00-7 RO)

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1347
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-responde-por-agressao-de-morador-a-empregado/137416

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Pedido de Execução de Sentença

    Ação de indenização por danos materiais e morais

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 12 anos

    Condomínio responderá por agressão de condômino a porteiro

    Modeloshá 4 anos

    Petição Inicial com pedido de Reconhecimento de Vínculo Empregatício

    Petição Inicial - Ação Adicional de Insalubridade contra Conservo Servicos Gerais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)