jusbrasil.com.br
2 de Dezembro de 2016
    Adicione tópicos

    Gestante que pede demissão perde estabilidade

    Expresso da Notícia
    Publicado por Expresso da Notícia
    há 11 anos

    Empregada grávida não pode ser dispensada arbitrariamente ou sem justa causa, a menos que peça demissão. A lei não garante estabilidade provisória à empregada que pede o desligamento, segundo entendimento unânime da 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP.

    Inconformada com sua ex-empregadora Churrascaria Costela de Assis Ltda., a trabalhadora ajuizou reclamação trabalhista na 1ª Vara do Trabalho de Assis. Conforme alegou, ficou provado que, ao ser demitida, estava grávida, o que lhe garante o direito ao emprego. A vara trabalhista negou seu pedido e, assim, foi interposto recurso ordinário ao TRT.

    Segundo o relator Lorival Ferreira dos Santos, para quem o recurso foi distribuído, os documentos dos autos comprovam que a gravidez ocorreu antes da rescisão contratual. Para o magistrado, a legislação garante a estabilidade gestante desde a concepção e não com a confirmação da gravidez. O julgador reforçou que o exame demissional não foi realizado, o que constataria a gravidez. "A ausência de comunicação da gravidez à empresa não é causa impeditiva do direito da gestante à estabilidade. A intenção da norma constitucional foi a proteção da maternidade, especialmente da pessoa que vai nascer" fundamentou o Juiz Lorival.

    Entretanto, o pedido de estabilidade não foi deferido, porque se constatou uma particularidade no caso. A ex-funcionária teve a iniciativa do rompimento do contrato de trabalho, pedindo sua demissão, porque havia arrumado outro emprego. Comprovada a existência de pedido de demissão efetivado pela empregada, afasta-se a estabilidade provisória. O desligamento voluntário do contrato por iniciativa da empregada não está previsto na Constituição Federal , concluiu o julgador.

    (00550-2004-036-15-00-9 RO)

    Disponível em: http://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/137595/gestante-que-pede-demissao-perde-estabilidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)