Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gestante que pede demissão perde estabilidade

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    Empregada grávida não pode ser dispensada arbitrariamente ou sem justa causa, a menos que peça demissão. A lei não garante estabilidade provisória à empregada que pede o desligamento, segundo entendimento unânime da 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP.

    Inconformada com sua ex-empregadora Churrascaria Costela de Assis Ltda., a trabalhadora ajuizou reclamação trabalhista na 1ª Vara do Trabalho de Assis. Conforme alegou, ficou provado que, ao ser demitida, estava grávida, o que lhe garante o direito ao emprego. A vara trabalhista negou seu pedido e, assim, foi interposto recurso ordinário ao TRT.

    Segundo o relator Lorival Ferreira dos Santos, para quem o recurso foi distribuído, os documentos dos autos comprovam que a gravidez ocorreu antes da rescisão contratual. Para o magistrado, a legislação garante a estabilidade gestante desde a concepção e não com a confirmação da gravidez. O julgador reforçou que o exame demissional não foi realizado, o que constataria a gravidez. "A ausência de comunicação da gravidez à empresa não é causa impeditiva do direito da gestante à estabilidade. A intenção da norma constitucional foi a proteção da maternidade, especialmente da pessoa que vai nascer" fundamentou o Juiz Lorival.

    Entretanto, o pedido de estabilidade não foi deferido, porque se constatou uma particularidade no caso. A ex-funcionária teve a iniciativa do rompimento do contrato de trabalho, pedindo sua demissão, porque havia arrumado outro emprego. Comprovada a existência de pedido de demissão efetivado pela empregada, afasta-se a estabilidade provisória. O desligamento voluntário do contrato por iniciativa da empregada não está previsto na Constituição Federal , concluiu o julgador.

    (00550-2004-036-15-00-9 RO)

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1852
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestante-que-pede-demissao-perde-estabilidade/137595

    Informações relacionadas

    Jus Petições, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Contestação Trabalhista

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 13 anos

    Gestante que pede demissão perde direitos e renuncia à estabilidade

    Mayara Medeiros, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Segunda fase OAB em civil- Contestação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)