jusbrasil.com.br
2 de Dezembro de 2016
    Adicione tópicos

    Comissões de venda integram salário

    Expresso da Notícia
    Publicado por Expresso da Notícia
    há 14 anos

    O vendedor Everson Fernandes teve reconhecido pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho o direito a receber horas extras calculadas não apenas sobre o salário mas também sobre as comissões obtidas em vendas. O salário não é apenas a importância fixa estipulada, mas também as comissões, percentagens e gratificações ajustadas, diárias para viagem e abonos pagos pelo empregador, disse o relator, o juiz convocado João Ghisleni Filho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), afirmou, indica claramente a natureza salarial das comissões.

    A Quinta Turma do TST fundamentou-se na jurisprudência (Enunciado nº 264) para reformar a decisao do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (2ª Região). O TRT-SP havia determinado o cálculo das horas extras somente em relação ao salário fixo por considerar evidente o interesse do vendedor em trabalhar em sobrejornada.

    Pelo enunciado do TST, entretanto, “a remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa”.

    Empregado da empresa Anhembi Distribuidora de Veículos, de São Paulo, de 1993 a 1995, Everson Fernandes ganhava salário mínimo mais 0,5% ao mês sobre as vendas realizadas. Ele entrou com ação na Justiça do Trabalho para pedir o pagamento pela sobrejornada, com o cálculo sobre o salário e as comissões. Ele relatou que trabalhava de 8h às 18h, de segunda às sextas-feiras, com um hora de intervalo. Em média, trabalhava três sábados (de 9h às 18h) e três domingos (de 9h às 16h) por mês.

    Disponível em: http://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/138089/comissoes-de-venda-integram-salario

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)