Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A degola de Bustani

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 22 anos

    A reunião plenária da Opaq, Organização para a Proibição de Armas Químicas, resolveu, na noite de segunda-feira (22/4), em Haia, na Holanda, afastar o seu diretor, o embaixador brasileiro José Maurício Bustani. Foi a vitória da pressão do governo norte-americano, com argumentos da guerra fria ou com a compra dos votos de países-membros desta organização que tentou, sob a direção do embaixador brasileiro, ter uma atuação independente e igualitária.

    Com argumentos da guerra fria, do tipo “quem não está a favor dos Estados Unidos é a favor do terrorismo internacional”, ou está ao lado do ”Eixo do Mal”, os Estados Unidos venceram Bustani. Apesar das insinuações do governo norte-americano de suposta má administração, por parte de Bustani na direção do órgão, a destituição teve motivos claramente políticos: a maneira imparcial de Bustani trabalhar. A gota d’água foi tentar atrair o Iraque para a entidade. A entrada de Saddan Hussein para a organização de controle de armas químicas tiraria todos os argumentos para justificar a guerra contra o Iraque, já declarada verbalmente por George W. Bush e por Tony Blair.

    Portas fechadas

    O resultado da votação deixou claro que quase todos os países membros não estavam preparados para enfrentar o vago argumento de que brasileiro é sempre corrupto e não tem competência para a tarefa. A reunião extraordinária foi feita, pela primeira vez, a portas fechadas, deixando claro que a transparência no controle das armas químicas no mundo não interessa aos Estados Unidos, o detentor do maior arsenal no mundo.

    Junto ao Brasil, somente seis outros países conseguiram opor-se à destituição de Bustani. O número de abstenções foi altíssimo, 43. Mas o total de 48 votos a favor da moção norte-americana resultou na controvertida votação. Esta foi a segunda vez, em poucos meses, que os Estados Unidos conseguiram afastar um alto funcionário de uma organização internacional. A primeira vítima foi Robert Watson, presidente da Organização das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

    Golpe de Estado

    O embaixador brasileiro José Bustani resistiu bravamente até o último momento à pressão norte-americana e caiu atirando: ao fim da reunião acusou os Estados Unidos de um golpe de Estado. Muitos dos outros 47 países dependem em grande parte do apoio financeiro norte-americano à organização. Os Estados Unidos também utilizaram esta contribuição como moeda de troca para tirar Bustani. E ofereceram pagar cotas atrasadas, por parte de países membros da Opaq, com poucos recursos.

    Segundo as regras da entidade, os países que não estivessem com as contribuições em dia perderiam o direito de voto. A Casa Branca teria proposto a países devedores - principalmente da Ásia, América Central e África - saldar suas dívidas em troca de votos. O orçamento anual da Opaq é de 45 milhões de Euros. A contribuição dos norte-americanos responde por 22% do total.

    Com a saída do embaixador Bustani, assume como diretor da organização o australiano John Gee, um dos fiéis escudeiros dos Estados Unidos e, até 22 de abril, vice-diretor da entidade. John Gee era um dos funcionários que vinham criticando abertamente o trabalho do ex-diretor brasileiro José Bustani.

    *Mario de Freitas Gonçalves, jornalista brasileiro da Radio Nederland, em Hilversum, Holanda.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações617
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-degola-de-bustani/139569

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)