Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Participação em Juri conta como tempo de serviço

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    Os servidores públicos convocados para atuação no Tribunal do Júri têm suas ausências no trabalho justificadas, mesmo que não sejam sorteados para compor o Conselho de Sentença. E, por essa razão, devem receber seus vencimentos integrais. Esse é o entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Franciulli Netto, relator do processo, lembrou o artigo 102 , inciso VI , da Lei 8.112 /90 considerando “dias de efetivo serviço o afastamento em virtude da prestação de serviço no Tribunal do Júri”.

    O julgamento do STJ manteve a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que considerou justificadas todas as faltas de três auditores fiscais do Ceará sorteados para o Tribunal do Júri e ainda a contagem do comparecimento dos profissionais às sessões como efetivo tempo de serviço para todos os efeitos legais. A contagem considerou, inclusive, os dias em que os jurados se apresentaram ao Júri, mas não foram sorteados para compor o Conselho de Sentença.

    Os auditores fiscais Mônica Barros Gentil, Myrtes Mayer Fontenele e Alberto Amadei Neto entraram com um mandado de segurança contra ato da superintendente da Receita Federal da Terceira Região Fiscal. De acordo com o processo, a superintendente teria editado a Ordem de Serviço n. 02 , em 5 de fevereiro de 1999, determinando aos servidores do órgão convocados como jurados, mas não sorteados para compor o Conselho de Sentença na Sessão do Tribunal do Júri, o retorno às atividades. Com base na ordem de serviço, segundo os três auditores, teria sido descontada parcela significativa de seus vencimentos por ausências injustificadas ao serviço.

    O Juízo de primeiro grau concedeu o mandado de segurança. A sentença assegurou aos auditores todos os direitos “de suas justificadas faltas para comparecimento às sessões do Tribunal do Júri, contando-se integralmente as mesmas como efetivo tempo de serviço para todos os efeitos legais”.

    A União apelou, mas o Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a decisão de primeiro grau. O TRF reconheceu a impossibilidade do desempenho pelos auditores participantes do Tribunal do Júri das funções normais exigidas pelo cargo. O TRF ressaltou que “os servidores estiveram presentes em todos os dias úteis dos meses de fevereiro a junho de 1999, conforme informações prestadas pelos próprios juízes presidentes dos Tribunais do Júri”.

    Diante das decisões de primeiro e segundo graus, a União entrou com um recurso especial para o STJ. De acordo com o recurso, as decisões teriam contrariado os artigos , inciso VIII , 15 , inciso IV e 37 da Constituição Federal , bem como os artigos 37 e 102 , inciso VI , da Lei 8.112 /90, 435 , 437 e 457 do Código de Processo Penal (CPP).

    Para a recorrente, “não se pode ser considerado de efetivo exercício o tempo em que o servidor público se ausenta das suas funções, sem assumir as atividades de julgador de fato no Tribunal do Júri”, ou seja, somente poderiam ser consideradas justificadas as faltas dos servidores em virtude do comparecimento às sessões do júri e da participação na composição do Conselho da Sentença.

    O ministro Franciulli Netto não conheceu do recurso especial. Dessa forma, fica mantida a decisão do TRF da 5ª Região em favor dos auditores convocados para o Tribunal do Júri. Segundo o relator, o artigo 430 do CPP é expresso no sentido de que “nenhum desconto será feito nos vencimentos do jurado sorteado que comparecer às sessões do júri”. E, para o ministro, essa disposição “se estende, igualmente, aos servidores públicos alistados, inclusive por força do disposto no artigo 102 , inciso VI , da Lei 8.112 /90, que considera dias de efetivo serviço o afastamento em virtude da prestação de serviço no Tribunal do Júri”.

    Franciulli Netto ressaltou ainda a obrigatoriedade de prestação de serviço ao Tribunal do Júri. “Considerado serviço público relevante e essencial para a formação do devido processo legal no julgamento de crimes dolosos contra a vida, é imposto a todos os brasileiros”.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6788
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/participacao-em-juri-conta-como-tempo-de-servico/140731

    Informações relacionadas

    Hévyla Pereira, Advogado
    Modelosano passado

    Justificativa c/c Pedido de Dispensa

    Hoffman  & Silva, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Há alguma vantagem de participar de um Tribunal do Júri como jurado?

    Andrezza Cesati Vitoraci, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Fui convocado para ser jurado. E agora?

    Marcelo Carvalho da Silva, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Requerimento dispensa convocação do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de requerimento de dispensa de jurado para o Tribunal do Júri

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os jurados do Conselho de sentença tem direitos na aposentadoria continuar lendo

    Não sou servidora pública, porém trabalho. Fui convocada, mas não sorteada tenho o resto do dia de folga? continuar lendo