Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sócio-cotista também é responsável por dívida com o INSS

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu por unaminidade recurso especial da AGU - Advocacia Geral da União, no dia 6 de junho, e manteve a responsabilidade do sócio-cotista da empresa Manufaturados de Aços Finos Magnusteel LTDA, em dívidas de contribuições previdenciárias com o INSS. A empresa deve contribuições previdenciárias de janeiro a julho de 1995.

    O relator do processo, ministro Teori Albino Zavascki, da 1ª Turma do STJ, acatou o argumento do INSS de que o artigo 13, da Lei 8.620/93 determina que há a responsabilidade do sócio-cotista em dívidas com o INSS. A responsabilidade por essas dívidas tributárias é solidária e não apenas do sócio-gerente. Os dois sócios podem ter seus bens pessoais confiscados para pagar a dívida com o INSS.

    Em seu voto, o ministro Teori Zavascki observou que as dívidas com a seguridade social da empresa são posteriores à edição da referida lei. Por isso, afirmou ser viável “a inclusão do sócio no rol dos responsáveis tributários”.

    O recurso foi interposto pela Procuradoria Especializada junto ao INSS, órgão da Procuradoria Geral Federal (PGF) que é vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU).

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/socio-cotista-tambem-e-responsavel-por-divida-com-o-inss/141123

    Informações relacionadas

    Deisy Nasario, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    A responsabilidade do sócio retirante no caso de “Pejotização”

    Pedro Esperanza Sudário, Juiz Federal
    Notíciashá 6 meses

    STJ: Dívidas prescritas não podem ser cobradas nem mesmo extrajudicialmente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)