Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta reúne toda legislação da Previdência

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 22 anos

    Toda legislação da Previdência Social foi enxugada, consolidada e, em breve, será transformada em um único documento de 320 artigos. O projeto que propõe a reunião de todas as 35 leis da Previdência já está na Casa Civil, de onde seguirá para o Congresso Nacional.

    A consolidação traz leis bem recentes, como a 10.413 e a 10.421, ambas deste ano. A primeira dispensou o trabalhador de apresentar comprovantes de empregos e salários de 1994 para ca na hora de solicitar aposentadoria e outros benefícios ao INSS e, a segunda, estendeu o salário-maternidade à mãe adotiva.

    O objetivo é facilitar a consulta e acabar com a burocracia. Com uma única lei, as pessoas, sejam servidores da Previdência, acadêmicos ou apenas interessados, não terão dificuldade em encontrar o procedimento para determinado assunto. A medida faz parte do Programa de Desburocratização do Governo Federal.

    As leis 8.212 e 8.213 , ambas de 1991, que tratam, respectivamente, dos planos de custeio e benefícios da Previdência, também foram consolidadas. Outra que integra o novo documento é a 9.876/99, que trata da Reforma da Previdência para os trabalhadores da iniciativa privada. Entre as mudanças, essa lei instituiu a aplicação do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias, fórmula que leva em conta a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do trabalhador.

    REVOGAÇÃO

    O projeto também revoga 270 atos legislativos da Previdência Social que caíram em desuso. A intenção é mesma: facilitar a consulta porque a permanência de leis antigas misturadas com a legislação em vigor dificulta o trabalho, não só dos servidores do INSS, mas de estudiosos em geral. Para quem não acompanha com freqüência as alterações na legislação, por exemplo, não tem como saber exatamente o que mudou. Muitas leis a serem revogadas são, inclusive, conflitantes com a Constituição Federal , o que justifica sua exclusão do mundo jurídico.

    Para se ter uma idéia da legislação a ser revogada, em 1937 era exigido o pagamento de “jóia” para inscrição na Previdência. Em 1938, o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários foi autorizado, por decreto-lei, a fazer empréstimos para compra e construção de prédios dos associados. Em 1939, a conceder fiança de aluguel de casa. Tudo isso foi alterado, mas, no entanto, as leis que criaram essas medidas continuam como leis vigentes, embora não produzam mais efeito.

    O Decreto Legislativo nº 4.682 , de 1923, mais conhecido como Lei Eloy Chaves e que criou o primeiro sistema de previdência do País, também será revogado. Era um sistema exclusivo para os ferroviários e originou diversos outros institutos de Previdência, depois transformados em um único: o INPS. Esse, por sua vez, deu origem ao atual Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.

    Acidentes do Trabalho

    O ministro da Previdência e Assistência Social, José Cechin, informou que o projeto de lei que muda o valor das alíquotas do Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT) de acordo com o investimento em prevenção feito pela empresa será encaminhado à Presidência da República ainda esta semana.

    Até agora, as empresas são classificadas de acordo com o setor de atividade e pagam 1%, 2% ou 3%, não importa quantos acidentes são registrados. "Por conta disso, elas não têm estímulos para investir em prevenção", disse o ministro.

    Cechin afirmou que a intenção do projeto é fazer com que a empresa pertencente a um setor, mas que tenha um índice de acidentes baixo, bem menor que a média, pague até 50% menos. Já a empresa desse mesmo setor, mas com alto índice de acidentes, muito acima da média, pague mais caro e, dependendo da gravidade dos acidentes, até o dobro da alíquota. O ministro acrescentou que o custo para o cidadão, para a previdência e para a sociedade será considerado.

    De acordo com o projeto, haverá um regulamento feito pelo Ministério da Previdência, com a participação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), para definir a forma de medir a redução ou o aumento das alíquotas. "Vamos verificar os dados estatísticos, a média do setor, entre outros", concluiu o ministro.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-reune-toda-legislacao-da-previdencia/141214

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)