Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juros de mora não incidem sobre precatório

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    Segundo decisão do STF, os juros só voltam a correr se o governo deixar de pagar a dívida para o credor até o fim do exercício financeiro seguinte. “Durante dezoito meses apaga-se o inadimplemento estampado na sentença proferida e não há, portanto, a incidência dos juros”, explicou o ministro Março Aurélio.

    A decisão é do Plenário do Supremo Tribunal Federal ao dar provimento ao Recurso Extraordinário ajuizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social contra o trabalhador Geremário de Oliveira. Ele foi vítima de acidente de trabalho e tinha direito ao seguro do INSS.

    O acórdão do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo decidiu ‘que os juros da mora na execução de crédito de natureza acidentária incidem até à extensão do vínculo obrigacional, por força do pagamento total da dívida e não somente até a sua requisição mediante Precatório nem até a inclusão da respectiva no orçamento anual”. Os juros seriam cabíveis, portanto, como forma de minimizar o prejuízo do credor.

    O INSS sustentou que houve ofensa ao artigo 100 , parágrafo 1º da CF/88 , que determina a inclusão dos Precatórios no orçamento e o seu pagamento até o final do exercício seguinte, não cabendo a incidência de juros de mora até a data do efetivo pagamento do precatório judicial.

    O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, afirmou em seu voto que a redação do art. 100 , parágrafo 1º , antes da Emenda Constitucional 30 /00 permitia o pagamento do Precatório até o final do exercício seguinte, assim somente no caso de seu descumprimento é que se poderia falar em juros de mora, como penalidade pelo atraso no pagamento. Fundamentou seu voto com o julgamento do RE 305186 .

    O ministro Carlos Velloso abriu a dissidência, dizendo que não foi pago o benefício ao trabalhador, fruto de um acidente de trabalho, e que deveria ter sido pago imediatamente. “O crédito teve origem em setembro de 1998 e até hoje o miserável não recebeu o seu crédito de natureza alimentar”.

    Velloso defendeu o pagamento de juros moratórios, referindo-se ao julgamento do RE 351806 , no qual sustentou que a incidência destes juros está descrita em norma infraconstitucional, desta forma, não pode ser analisado pelo STF através de Recurso Extraordinário.

    Já o ministro Sepúlveda Pertence alegou: “Não está em mora quem tem prazo para pagamento, parte do qual lhe é impossível solver a obrigação. Com efeito, até a inclusão da verba no orçamento o pagamento é impossível e depois se fará nas forças do depósito na ordem cronológica dos Precatórios até o final do exercício”.

    Pertence fez ainda uma distinção entre juros de mora e atualização monetária, pois verificou em acórdãos de instâncias inferiores que há uma confusão entre os termos. “A atualização monetária é mera correção da expressão monetária da dívida, enquanto que juros de mora são a sanção pelo não pagamento da obrigação no prazo assinado ao devedor”.

    O ministro salientou ainda que “não se pode correr juros de mora porque dessa maneira haveria sempre precatórios complementares, porque a cada ano, no pagamento do Precatório complementar dos juros haveria novos juros a computar”. Assim, ele seguiu o relator.

    O ministro Março Aurélio, que seguiu a divergência, apontou que “o Precatório, que é uma requisição, não tem o caráter liberatório, ou seja, não afasta o título que se executa e não afasta, também, o inadimplemento do Estado que já deveria, há muito, antes mesmo da propositura da ação que deu origem ao Precatório, ter cumprido a obrigação”.

    Por maioria, os ministros deram provimento ao recurso do INSS. Foram vencidos os ministros Carlos Velloso e Março Aurélio.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juros-de-mora-nao-incidem-sobre-precatorio/141439

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)