Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF mantém liminar que dá passe livre a deficientes carentes em vôos

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região decidiu hoje (6/5), por unanimidade, manter em vigor a liminar que obriga a TAM Linhas Aéreas, a Varig e a Vasp a concederem passe livre para portadores de deficiência comprovadamente carentes. O resultado do julgamento acompanhou o voto da relatora do caso na corte, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère. Conforme a medida judicial, concedida pela 2ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR) ao Ministério Público Federal (MPF) no final de janeiro, o benefício pode ser usufruído pelos passageiros nessa condição que necessitem de atendimento médico, hospitalar ou ambulatorial em razão de problemas relacionados a enfermidades incapacitantes.

    As três companhias aéreas precisam ainda afixar avisos bem visíveis nos aeroportos e nos guichês e pontos de venda de passagens, onde também devem ser disponibilizados modelos de declaração de carência.

    A TAM interpôs um agravo de instrumento no TRF pedindo a suspensão da liminar, o que foi negado por Maria de Fátima em um despacho de 7 de abril. A empresa argumentou que a Justiça, ao ordenar a reserva de assentos nas aeronaves para o transporte de portadores de deficiência, alterou a lei e exerceu atribuição exclusiva do poder concedente dos serviços aéreos - o Ministério da Defesa -, criando obrigação não prevista no contrato administrativo.

    A desembargadora, porém, recordou que a Lei 8.999 /94 concedeu “passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual”. Segundo a relatora, o juiz de Foz não se transformou em autoridade administrativa nem criou direito novo, ao contrário do que alegou a TAM. “A Lei nº 8.999 é de 1994 e estabeleceu quais as pessoas beneficiadas. O critério de eleição foi estabelecido pela lei, e não pelo juiz”, afirmou. “Nada leva a crer que a expressão “passe livre” se refira somente às empresas de transporte terrestre”, observou a magistrada.

    A TAM interpôs então um agravo regimental contra o despacho de Maria de Fátima, sustentando que o transporte a ser executado no sistema de transporte coletivo estadual, ao qual se refere a Lei 8.999 , não compreende a navegação aérea. A companhia sustentou ainda que o decreto que regulamentou a norma não citou as empresas que exploram serviços aéreos públicos, que dependem de concessão, e que uma portaria interministerial de 2001 disciplinou a concessão do passe livre apenas para o transporte aquaviário, ferroviário e rodoviário.

    A relatora, porém, não acolheu os argumentos da TAM e manteve sua decisão, sendo acompanhada na votação de hoje pelos demais integrantes da 3ª Turma do TRF. “O fato de o decreto que regulamentou a lei não ter explicitado o transporte aeroviário não desobriga as empresas concessionárias de prestá-lo”, concluiu. “A lei não fez distinção entre as empresas que prestam transporte aéreo e as que exploram o transporte terrestre, visando assegurar às pessoas portadoras de deficiência o exercício de seus direitos básicos, entre eles o adequado tratamento médico”, afirmou Maria de Fátima.

    AI-0/PR

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações284
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-mantem-liminar-que-da-passe-livre-a-deficientes-carentes-em-voos/141738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)