Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Protesto contra mudança de estação do metrô reúne 600 pessoas em Higienópolis

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 13 anos

    Cerca de 600 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram na tarde do dia 14 de uma manifestação para protestar contra a decisão do Metrô paulista de mudar a localização da futura Estação Angélica, prevista para ser construída na Avenida Angélica, em Higienópolis, bairro de São Paulo constituído principalmente por pessoas de classe média alta.

    O protesto também era contra a decisão de alguns moradores do bairro que organizaram um abaixo-assinado pedindo para que a estação não fosse construída nesse local. Recentemente, um abaixo-assinado que não chegou a 3.500 assinaturas fez a Companhia do Metrô de São Paulo rever o projeto da Linha 6-Laranja do Metrô.

    O protesto foi organizado por um grupo de amigos por meio das redes sociais. O convite espalhado nas redes convidava as pessoas a organizarem um churrasco na frente do Shopping Pátio Higienópolis e ganhou o nome de Churrasco de Gente Diferenciada, alusão à frase dita por uma das moradoras a um jornal de grande circulação nacional em que relatava que não queria a construção do metrô no local porque atrairia “gente diferenciada” à região.

    Um dos organizadores é o jornalista David Lobão. Segundo ele, o protesto era de apenas seis pessoas, mas ganhou a adesão de quase 60 mil pessoas na internet.“Quando começamos a conversar no Twitter, procuramos uma maneira de manifestar (contra o Metrô e o abaixo-assinado) de forma pacífica. E pensamos em ir para a porta do shopping, levando cadeiras de praia e refrigerantes de R$ 2 para mostrar que as pessoas que usam metrô podem consumir coisas mais baratas e que, nem por isso são violentas, criminosas e não vão transformar a avenida num camelódromo”, afirmou.

    A indignação das pessoas teve início com a notícia de que alguns moradores do bairro organizaram um abaixo-assinado, endereçado ao Metrô, para pedir que a estação não fosse construída lá - e que o Metrô teria decidido atender a esse pedido. No abaixo-assinado, organizado pela Associação Defenda Higienópolis, são citadas seis razões para que a estação não seja construída no bairro. Entre eles, lê-se que a construção da estação Angélica "aumentará o fluxo de pessoas na região", o que "deve gerar um aumento de ocorrências indesejáveis, afetando a qualidade de vida dos moradores que estão acostumados a andar a pé" e que isso pode gerar também "um aumento natural do comércio ambulante", fazendo com que a estação vire um camelódromo, degradando o entorno.

    A suspeita de que o Metrô tenha modificado sua decisão de construir a estação Angélica na Avenida Angélica para atender à decisão dos moradores que assinaram o abaixo-assinado gerou preocupação no Ministério Público, que pretende investigar o caso.

    Segundo o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, que também é um morador do bairro, caso a suspeita seja confirmada, o Metrô poderá ser responsabilizado pelo erro. Lopes já instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil, esperando que o Metrô e a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitano apresentem uma justificativa para a mudança da estação.

    “Não podemos permitir que o interesse particular prepondere sobre o interesse público. Se sentirmos que isso aconteceu, tomaremos as medidas judiciais necessárias para garantir que o interesse social e plural seja defendido em relação a um interesse meramente privado”, disse o promotor.

    Um novo abaixo-assinado, dessa vez pedindo para que o Metrô seja construído no local, circulou durante a manifestação. “O metrô não é importante só aqui, mas em todas as regiões de São Paulo. Quanto mais estações tivermos pela cidade, muito melhor para a população, inclusive para aqueles que são contra a estação Angélica”, afirmou o roteirista Angelo Capozzoli, organizador do abaixo-assinado.

    Para o evento, os manifestantes trouxeram faixas de protesto e ingredientes para o churrasco, como farofa, frango, queijo coalho e carne. Dentro de um prédio localizado bem na frente do shopping, onde o protesto ocorria, a atriz Gabriela Quarentei observava a manifestação, apesar de ser contrária ao Metrô no bairro. Moradora do bairro há cinco anos, Gabriela, que não assinou nenhum abaixo-assinado, ressaltou que sua motivação é apenas pelo fato de que já há estações lá perto e não haveria necessidade de outra. Ela também disse respeitar a manifestação pacífica de hoje, que observava à distância.

    “Eu utilizo o Metrô e acredito que eles poderiam investir essa verba em algum outro bairro que esteja necessitando mais”, disse ela.

    No dia 11, o Metrô emitiu uma nota afirmando que está reavaliando a localização da futura Estação Angélica, já que no projeto inicial, ela fica a apenas 610 metros da futura Estação Higienópolis-Mackenzie e a 1,5 quilômetro da futura Estação PUC-Cardoso de Almeida. De acordo com a companhia, essa reavaliação foi exclusivamente técnica, “em nada motivada por pressão dos moradores da região de Higienópolis, a favor ou contra a estação” e deve ser concluída até o final do ano.

    A futura Linha 6-Laranja do Metrô terá 13,5 quilômetros e 14 estações. A expectativa do Metrô é de que ela vá transportar 638 mil passageiros por dia. A linha fará integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e com a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

    Leia, no link abaixo, artigo sobre o tema:

    Metrô vetado

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações825
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/protesto-contra-mudanca-de-estacao-do-metro-reune-600-pessoas-em-higienopolis/2685991

    Informações relacionadas

    Notíciashá 13 anos

    Associações de bairros nobres lutam para proteger territórios

    Contestação - TJSP - Ação Violação aos Princípios Administrativos - Ação Civil Pública - de Associação Amigos do Jardim dos Jacarandás contra Dom Rosalvo Empreendimentos Imobiliários e Prefeitura Municipal de São Paulo

    Notíciashá 12 anos

    Saiba como agem e o que querem as associações de bairro da cidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)