Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado não pode ser impedido de retirar processo

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    Para a Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI) do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o advogado não pode ser impedido de retirar da Vara do Trabalho processo de seu cliente sem justificativa plausível.

    O entendimento da seção foi aplicado no julgamento do Mandado de Segurança de uma advogada que, em nome de seu cliente, recorreu ao TRT-SP contra uma determinação do juiz da Vara do Trabalho de Ribeirão Pires.

    De acordo com a advogada, ao saber que a ação trabalhista em que atua tinha sido julgada improcedente, ela pediu para levar o processo, para que pudesse elaborar recurso contra a decisão. Do funcionário da vara, recebeu, por escrito, a informação de que "os autos não poderiam ser retirados em carga".

    Segundo a advogada, a atitude do juiz da vara violou o art. 5.º , LV , da Constituição Federal , que garante "o direito ao contraditório à ampla defesa e aos recursos a ela inerentes".

    Para o juiz Nelson Nazar, relator do mandado no TRT-SP, como a reclamação trabalhista foi julgada improcedente, não existe "qualquer impedimento a inviabilizar a retirada dos autos em carga, como pretendido pelo reclamante".

    O relator acrescentou que a certidão expedida pela secretaria da vara "é desprovida de qualquer fundamento plausível que justificasse eventual prejuízo que a carga dos autos poderia acarretar, caso fosse concretizada".

    O juiz Nazar concedeu liminar para que fosse "permitida aos patronos do impetrante regularmente constituídos a retirada dos autos em carga e deferida a devolução do prazo recursal". A decisão foi referendada por todos os juízes da SDI, que a tornaram definitiva.

    MS

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-nao-pode-ser-impedido-de-retirar-processo/4835

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)