Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Gratificação habitual integra salário e décimo terceiro

Publicado por Expresso da Notícia
há 19 anos

As gratificações pagas habitualmente aos trabalhadores têm natureza salarial e devem integrar o décimo-terceiro salário, mas não incidem sobre as férias nem no aviso prévio. A decisão é da Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, em voto no qual o relator, ministro João Oreste Dalazen, concedeu a um ex-empregado da Companha Siderúrgica Paulista (Cosipa) o direito de receber os reflexos no décimo-terceiro salário de gratificações pagas pela empresa em razão de acordos coletivos da categoria.

O trabalhador recorreu ao TST contra decisao do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (2ª Região). O TRT/SP havia decidido que as gratificações “especial” e “de férias”, estipuladas em acordos coletivos e pagas aos empregados quadrimestralmente e anualmente, respectivamente, não integrariam o salário do trabalhador.

A defesa do empregado sustentou a incorporação das gratificações ao salário para todos os efeitos. No julgamento, o ministro-relator esclareceu que a questão já está pacificada pela jurisprudência do TST na Súmula 253 , que dispõe que as gratificações integram o salários, mas não para todos os fins.

O artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas, em seu parágrafo primeiro, afirma: “Integram o salário, não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador”.

A Súmula 253 do TST dispõe: “A gratificação semestral não repercute no cálculo das horas extras, das férias e do aviso prévio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodécimo na indenização por antigüidade e na gratificação natalina”. Segundo observou o ministro Dalazen, a repercussão das gratificações geraria um pagamento repetido.

(RR-541.134/99.9)

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31470
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gratificacao-habitual-integra-salario-e-decimo-terceiro/5313

Informações relacionadas

Studio Fiscal, Contador
Artigoshá 9 anos

Gratificação e Bonificação na CLT

André Luiz Camfella, Advogado
Artigoshá 2 anos

Prêmio: liberalidade do empregador paga em folha de pagamento que não integra ao salário e não incide encargo trabalhista ou previdenciário

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direito trabalhista e a incorporação de gratificação

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Comissão faz parte do salário e deve constar na folha de pagamento

Fabio Colonetti, Advogado
Artigoshá 4 anos

Incorporação das vantagens ou gratificações na remuneração do servidor após a emenda 103.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Trabalho com salário fixo + gratificação (meta x estipulada pela empresa que fera gratificação), por lei essa gratificação entra em férias, aviso prévio ou 13º salário? continuar lendo