Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quitação do contrato de trabalho não inclui indenização por acidente do trabalho

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 17 anos

    Mesmo quando há quitação plena e geral do contrato de trabalho por meio de acordo homologado judicialmente entre as partes, pode o empregado postular posteriormente em juízo indenização por danos morais e materiais advindos de acidente de trabalho. Essa foi a decisão dos Juízes da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), com base no fato de que o direito de reparação civil que o empregado tenha por ato do empregador não pode ser confundido com o "crédito decorrente da relação de trabalho".

    O TRT-RS reformou decisão de primeiro grau que extinguiu processo, sem julgamento do mérito, em que uma trabalhadora pedia indenização por acidente de trabalho. A 1ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves (RS) argumentou que, em razão da quitação do contrato de trabalho em outro processo, nenhuma ação mais poderia ser proposta entre as partes tendo como causa pedido de direito decorrente do contrato entre elas firmado.

    De acordo com o relator do processo no Tribunal, juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci, a indenização por danos morais e materiais possui natureza civil, conexa à relação de emprego, e decorre de ato ilícito praticado pelo empregador, não se confundindo com as parcelas contratuais referentes à prestação de serviços. O TRT-RS deu provimento ao recurso da trabalhadora, cassando a decisão que acolheu a coisa julgada, determinando o retorno dos autos à origem para o devido julgamento.

    Conforme assinalou o relator, está consolidado o entendimento de que não se configura a coisa julgada nas ações cujo pedido seja de indenização por acidente de trabalho e dano moral, mesmo que a parte tenha dado quitação em Juízo do contrato de trabalho, exceto nas hipóteses em que (a) tendo sido também objeto da ação, a quitação também tenha sido dada quanto à petição inicial ou aos pedidos; ou (b) quando, ainda que não tenha sido objeto da ação, a indenização tenha sido quitada, de forma expressa, no acordo, o que não ocorreu no caso dos presentes autos.

    Processo: (RO) 00996 -2005-511-04-00-9

    __________________________________

    Publicidade

    CD Jurídico reúne 4 milhões de páginas de legislação

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quitacao-do-contrato-de-trabalho-nao-inclui-indenizacao-por-acidente-do-trabalho/5416

    Informações relacionadas

    Acordo de quitação do contrato não impede ação de indenização por acidente de trabalho

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-25.2013.5.03.0149

    Presidente do TJ visita Foro de Cruz Alta

    Tamires Farias Lopes, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Embargos de Terceiros

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)