Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Xingar o chefe não é motivo para justa causa

Publicado por Expresso da Notícia
há 16 anos

Depois de ofender superior hierárquico com palavra de baixo calão, trabalhador foi demitido por justa causa. Insatisfeito, ajuizou reclamação trabalhista perante a Vara do Trabalho de Bebedouro, pedindo indenização por danos morais.

O julgador de primeira instância afastou a dispensa por justa causa que foi convertida para dispensa imotivada, mas indeferiu o pedido de indenização por danos morais feito pelo trabalhador.

Não muito satisfeito com a sentença da vara trabalhista, o empregado recorreu perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas, insistindo no pedido de danos morais.

"Não merece qualquer reparo a sentença de origem, não obstante a conversão da dispensa motivada em demissão sem justo motivo", fundamentou o juiz do TRT, Edmundo Fraga Lopes, relator do recurso ordinário.

Para o juiz Edmundo, embora tenha ocorrido um desentendimento no ambiente de trabalho, não é motivo suficiente para demissão por justa causa. O desequilíbrio na relação foi iniciado por um ato do trabalhador, mas o empregador dosou de forma equivocada o acontecimento.

"Se o trabalhador não provou que tenha convivido com angústias ou mágoas decorrentes dos fatos, não há que se falar em indenização por danos morais. O excesso cometido pelo empregador será reparado quando da conversão da justa causa em dispensa imotivada", concluiu o magistrado.

(00138-2006-058-15-00-8 RO)

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/xingar-o-chefe-nao-e-motivo-para-justa-causa/5994

Informações relacionadas

Leidyane Gomes , Advogado
Artigoshá 7 anos

Agressão verbal no ambiente de trabalho pode gerar dispensa por justa causa

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta de Advertência

Antonio Henrique, Advogado
Modeloshá 3 anos

Exoneração de alimentos com tutela de urgência

Edmilson Cerqueira, Advogado
Modeloshá 3 anos

Exoneração de Alimentos

Renata Valera, Advogado
Modeloshá 9 anos

[Modelo] Embargos de declaração

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Neste caso como se prova um dano moral e/ou constrangimento ?
Quais provas devem ser apresentadas pelo trabalhador? continuar lendo

Neste caso então como se prova um dano moral e/ou constrangimento?

Quais provas devem ser apresentadas pelo trabalhador? continuar lendo

Olá!

Entrei em desentendimento com um chefe de sessão aonde eu trabalho. Este chefe força o meu horário cada vez mais tarde e nesses dias acabei dizendo palavras de baixo calão para ele. Ele por sua vez, pensou em fazer um boletim de ocorrência contra mim. Como ele é "queridinho" do patrão, provavelmente vão me dar uma advertência por escrito. O que devo fazer nesses casos ante de assiná-la? Tenho receio de que este documento possa interferir caso me mandem embora, já que a relação minha com o chefe está cada vez mais tensa, mesmo que exista esta questão de que ele esteja forçando a mudança do meu horário para mais tarde em benefício próprio, ou seja, alterar o meu serviço para adiantar o dele, já que ele chega mais tarde do que eu. E lembrando que eu sou mais antigo do que ele na empresa. continuar lendo

quem deveria receber danos morais seria o patrao q foi desrespeitado na frente de outros funcionarios continuar lendo