Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Partilha de bens definida em contrato de união estável deve ser mantida

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 16 anos

    O simples reconhecimento da existência da união estável não é suficiente para determinar nova partilha de todos os bens do casal, quando já existe um documento livremente firmado pelas partes, dispondo sobre a partilha de forma diversa. Esse é o entendimento da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que improveu o recurso interposto por uma mulher que tentou reverter decisão de Primeira Instância que havia declarado válido o acordo de dissolução de sociedade de fato e a partilha dos bens firmados anteriormente pelo casal.

    De acordo com o relator do recurso, juiz substituto de 2º grau José Mauro Bianchini Fernandes, sendo os litigantes maiores e capazes para exprimir a sua vontade, e não comprovado qualquer vício no documento particular (contrato) firmado, tal instrumento apresenta-se válido e eficaz quanto ao seu conteúdo.

    A mulher sustentou que a sentença judicial não poderia negar-lhe o direito à partilha de todos os bens adquiridos na constância da sociedade de fato, inclusive do patrimônio e da ampliação do capital social das empresas pertencentes ao ex-companheiro. O contrato de partilha foi assinado pelos dois antes do reconhecimento da existência da união estável. E segundo a mulher, ele teria omitido a existência de alguns bens.

    No processo, ela alegou que aderiu aos termos do contrato em momento de forte emoção e por essa razão buscou, sem êxito, a complementação da partilha sobre todos os bens adquiridos na constância da sociedade de fato. Segundo o juiz José Mauro Fernandes, como bem ressaltado na sentença de Primeira Instância, nem a autora comprovou que o réu obteve o documento sob coação e nem o réu comprovou sua falsidade, portanto, deve ser ele tido como válido e eficaz.

    “Os litigantes são maiores e capazes para exprimir a vontade e, sendo assim, na ausência de prova de vício no conteúdo do documento particular firmado, não podem, agora, pretender desconstituí-lo aos pretextos articulados nos autos. Se o documento particular de partilha serviu como prova da união estável, deve também ser reconhecido e tido por válido pelo seu conteúdo, no qual fica evidenciado que as partes fizeram a partilha dos bens na forma que melhor lhes conveio naquele momento”, destacou.

    Em seu voto, o magistrado explicou que a ruptura da união estável comprovada indica o direito/dever à realização da partilha dos bens adquiridos na constância da convivência. Contudo, as partes podem livremente pactuar a respeito, como fez o casal em questão.

    Em relação à pretensão da mulher de que fosse excluído da partilha o ágio de um apartamento, que ela alega ter comprado antes de ter iniciado o relacionamento amoroso, o magistrado afirmou que essa reivindicação não merece guarida. “Isso porque referido bem foi atribuído ao réu na partilha e, por outro lado, a autora não comprovou que o adquiriu com recursos exclusivos seus oriundos de trabalho anterior ao relacionamento. (...) Assim, o reconhecimento da validade e eficácia do documento firmado entre as partes, em todos os seus termos, implica em manter exatamente tudo o que foi pactuado, e, conseqüentemente, em manter a partilha lá fixada e operar a transferência à autora dos bens que lhe couberam, independentemente de qualquer providência do réu, conforme restou decidido pela sentença objurgada”, finalizou o juiz.

    Também participaram do julgamento os desembargadores Licínio Carpinelli Stefani (revisor) e Jurandir Florêncio de Castilho (vogal convocado).

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações258
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partilha-de-bens-definida-em-contrato-de-uniao-estavel-deve-ser-mantida/136508

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)