Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dificuldade financeira não impede cobrança de pensão alimentícia

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    Desemprego não torna nula a cobrança de pensão alimentícia. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o andamento da ação de execução de alimentos ao dar provimento ao recurso interposto pelos menores J.L.S. e G.L.S. contra J.S., de São Paulo, que deixou de pagar pensão alimentícia aos menores após perder o emprego.

    Segundo consta do processo, diante da ação de execução de alimentos ajuizada pelos menores, a 4ª Vara da Família de São Paulo julgou extinta a execução com base no artigo 618 , I , do Código Processual Civil . Entendeu-se que, não tendo o pai trabalhado com vínculo empregatício durante o período cobrado, o título executivo judicial não é líquido, porquanto fixou a pensão alimentícia em percentual sobre os rendimentos líquidos de J.S. mediante desconto em folha de pagamento.

    J.L.S. e G.L.S. apelaram, mas a 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), à unanimidade, negou provimento ao pedido. Os menores interpuseram, então, recurso especial ao STJ alegando, com base no artigo 105 , III , alíneas a e c , da Constituição Federal de 1998 , que a decisão do TJSP, ao definir que "desempregado o alimentante, perde o título judicial sua liquidez", viola o artigo 586 , parágrafo 1º , do Código de Processo Civil (CPC).

    O relator do processo no STJ, ministro Jorge Scartezzini, observou que o dispositivo tido por violado não foi apreciado pelas instâncias ordinárias. O ministro afirma que o tribunal já havia decidido que a rescisão do contrato de trabalho do devedor de alimentos não retira a liquidez do título executivo judicial que fixa a pensão alimentícia em percentual incidente sobre a remuneração efetivamente percebida.

    Segundo o relator, presente a liquidez do título executivo judicial em discussão, não há que se falar em nulidade da execução com base no artigo 618 , I , do CPC – segundo o qual "é nula a execução se o título executivo não for líquido, certo e exigível". Diante dessa afirmação, o ministro Jorge Scartezzini conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, deu-lhe provimento para determinar o processamento da ação de execução de alimentos.

    Processo: RESP 726752

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações442
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dificuldade-financeira-nao-impede-cobranca-de-pensao-alimenticia/136571

    Informações relacionadas

    Patricia Vieira das Chagas, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Pai Autônomo ou Empresário: Como calcular a pensão?

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Impugnação/Réplica à Justificativa de não Pagamento dos Alimentos

    Petição Inicial - Ação de Modificação de Guarda de Menor c/c Pedido de Tutela Provisória de Urgência - Carta Precatória Cível - Tjsp

    Andre Miranda, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Pai com Dificuldade Financeira pode Parar de Pagar Pensão?

    Antonia Araujo, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo Resposta à Impugnação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)