Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vendedor de imóvel só pode desistir do negócio se constar em contrato

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    Caso o pré-contrato não contenha cláusula expressa prevendo a possibilidade de arrependimento, o promitente vendedor de um imóvel não pode desistir do negócio. A decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirma entendimento do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que declarou a anuência do advogado Paulo Antônio Silveira para formalização de contrato de compra e venda firmado com a Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses). O advogado vendeu imóveis de sua propriedade para fundação e pretendia ver reconhecido suposto direito ao arrependimento.

    Em janeiro de 89, o advogado ofereceu à Baneses quatro salas, situadas no edifício Palas Center, em Vitória (ES). A fundação manifestou interesse na compra dos imóveis e firmou um compromisso de compra e venda (pré-contrato), sem previsão de direito de arrependimento. A fundação alegou ter pago o valor integral, mas o advogado teria se recusado a dar anuência, necessária para a validade do ato.

    A Baneses entrou com uma ação de execução de obrigação de fazer, a fim de obter a declaração judicial supletiva da anuência do advogado. Assim poderia formalizar, por escritura pública, o contrato de compra e venda.

    A primeira instância indeferiu o pedido. O fundamento apontado foi o artigo 1.088 do Código Civil , segundo o qual, “pode o anuente, até a celebração do contrato definitivo de compra e venda, exercer o seu direito de arrependimento, ressalvando-se ao comprador o direito de pleitear as perdas e danos supervenientes”.

    No julgamento da apelação, o TJ-ES reformou a sentença e declarou suprida a manifestação de vontade do anuente. Conforme entendeu o tribunal estadual, o direito de arrependimento não pode ser exercido se não for previsto no contrato e se a execução do contrato de compra e venda já se iniciou, com o recebimento do valor integral do preço estipulado.

    Diante dessa decisão, o advogado recorreu ao STJ. Entre os argumentos apresentados, Silveira apontou violação ao seu direito de arrependimento, conforme dispõe o artigo 1.088 do Código Civil . Para o advogado, o tribunal também teria violado o artigo 639 do Código de Processo Civil , o qual exigiria demonstração do compromisso de compra e venda, previamente registrado em cartório.

    Ao negar seguimento ao recurso, a ministra Nancy Andrighi afirmou que o direito de arrependimento não foi pactuado no contrato. “Tal circunstância torna irretratável o compromisso pactuado, o que afasta a incidência do artigo 1.088 do CC , nos termos da jurisprudência dominante do STJ”. Além disso, o advogado praticou ato incompatível com o direito de arrependimento, ao aceitar o pagamento do preço integral dos imóveis alienados.

    A relatora afastou a alegação de violação ao artigo 639 do CPC , uma vez que o compromisso de compra e venda foi devidamente comprovado no processo. Quanto à necessidade de prévio registro em cartório, a ministra apontou a súmula 239 do STJ, segundo a qual “o direito à adjudicação compulsória não se condiciona ao registro do compromisso de compra e venda no cartório de imóveis”.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22720
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedor-de-imovel-so-pode-desistir-do-negocio-se-constar-em-contrato/138877

    Informações relacionadas

    Posso desistir do contrato de compra e venda de imóvel?

    Daniel Mazzeo, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação declaratória de rescisão contratual cumulada com devolução de valores pagos e pedido indenizatório por danos morais e materiais com pedido de tutela de urgência

    Leonardo Teles, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A desistência do negócio de compra e venda de imóvel e a comissão de corretagem

    Vinícius Gomes Barros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O que fazer se o vendedor não assinar a escritura de compra e venda do imóvel?

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo De Instrumento Particular De Compra E Venda Com Alienação Fiduciária

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Artigos que nos enriquecem a cada dia mais. Realmente o estudante de direito está bem assessorado agora! continuar lendo

    Sinto-me cada vez, mais próximo do direito e da imparcialidade, é assim, que gostamos, é assim, que precisamos!...Parabéns!... continuar lendo

    Boa Tarde, meu irmao vendeu uma casa, porem se arrependeu 3 dias depois, o comprador nao deseja desistir da compra, o único porem na assinatura deste compromisso de compra e venda foi o fato de o vendedor ter assinado o compromisso mediante um comprovante de deposito falso, quero dizer uma TED que por ter sido preenchida o dinheiro nao entrou na conta no ato da assinatura do contrato, apenas 3 dias depois o deposito do sinal foi feito corretamente...Existe a possibilidade de baseado nisso eu poder desistir da venda? continuar lendo