Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Clubes não têm direito à imunidade tributária

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 18 anos

    A imunidade a impostos, prevista na Constituição Federal , é dirigida exclusivamente ao patrimônio, à renda e aos serviços das instituições educacionais e assistenciais sem fins lucrativos, desde que atendidos os requisitos do Código Tributário Nacional . Clubes recreativos ou desportivos, com acesso exclusivo de seus sócios, só podem ter isenção de impostos prevista em lei ordinária local.

    A distinção foi feita pelo desembargador Roque Joaquim Volkweiss, integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ao relatar, no dia 15, apelação da Prefeitura de Porto Alegre contra sentença que acolheu pedido de imunidade tributária do Teresópolis Tênis Clube.

    Embora reconheça que o benefício não se aplique ao clube, o desembargador Volkweiss votou por negar provimento ao recurso do Município e manter a extinção do processo de execução por irregularidade na emissão de Certidão de Dívida Ativa (CDA).

    O documento omitiu a cobrança da Taxa de Coleta de Lixo, embutindo-a no valor do IPTU. O magistrado identificou incorreção também por constar, em um valor único – ainda que com “memória de cálculo em anexo”, débitos relativos a vários exercícios autonomamente lançados; não haver indicação do livro e da folha em que a dívida foi inscrita; a certidão apresentar-se como simples cópia reprográfica, sem assinatura autêntica da autoridade expedidora, tirando-lhe a necessária confiabilidade.

    Acompanharam o relator o desembargador Adão Sergio do Nascimento Cassiano e o juiz-Convocado ao TJ Túlio de Oliveira Martins.

    Proc. 70013853916

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1008
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clubes-nao-tem-direito-a-imunidade-tributaria/142319

    Informações relacionadas

    Adryelle Gomes, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A imunidade e a isenção de impostos às Entidades Sem Fins Lucrativos

    Notíciashá 14 anos

    Clube de futebol tem direito à isenção do IPTU por ser entidade sem fins lucrativos

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-55.2022.8.26.0053 São Paulo

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Restituição de Valores Pagos em Consórcio - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Modelosano passado

    recurso ordinário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)