Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Limite para multa sobre mensalidades escolares é de 2%

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 20 anos

    É possível a limitação da multa moratória sobre mensalidades escolares em 2% com fundamento no Código de Defesa do Consumidor . Com esse entendimento, os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantiveram a decisão do Primeiro Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo na ação de cobrança proposta pelo Colégio Morumbi Sul, em São Paulo.

    O Colégio paulista entrou com a ação contra o estudante Leandro de Lima Ferreira objetivando a cobrança das mensalidades assumidas, por conta do contrato, em razão de prestação de serviços ministrados na área educacional, num total de R$ 732,81. "O estudante estabeleceu um vínculo contratual tendo como objetivo a prestação de serviços educacionais para o ano letivo de 1997. Ocorre, no entanto, que ele deixou de honrar suas obrigações contratuais, já que não pagou os valores das mensalidades escolares" , afirmou o advogado do Colégio.

    A defesa de Leandro contestou sustentando a nulidade do contrato, pois à época da contratação ele era relativamente incapaz e não foi assistido por seus pais ou responsáveis, inexistindo qualquer prova de haver dolosamente ocultado sua idade. "O contrato não trazia a qualificação dos contratantes e de seus representantes legais, não estava datado, não foi assinado pelo autor ou por testemunhas, nem por ele rubricado", ressaltou. Além disso, a defesa insistiu na redução da multa para o percentual de 2%, nos termos do artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor .

    O Juízo de primeiro grau julgou procedente o pedido da ação de cobrança e condenou Leandro a pagar a quantia de R$ 732,81, acrescido de juros e correção monetária, a partir da propositura da ação. "No Brasil, ainda, o estudo não é totalmente gratuito. Optando o aluno pelo ensino pago deve, no mínimo, arcar com o seu custo e não vir a Juízo dizer que era incapaz de contratar", sentenciou.

    A defesa de Leandro apelou. O Primeiro Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo deu provimento em parte ao recurso para considerar que o valor da multa aplicado na prestação de serviços educacionais não pode exceder a 2%. "Tem-se entendido aplicável o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor aos contratos de serviços educacionais, na medida que o parcelamento da anuidade corresponde ao financiamento concedido ao consumidor, já considerados, evidentemente, os acréscimos normais a esse tipo de operação".

    O Colégio recorreu ao STJ alegando que o contrato de prestação de serviços educacionais firmado entre as partes não envolve outorga de crédito ou concessão de financiamento.

    Para a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, o percentual de 10% a título de multa moratória, acordado entre as partes, acarretou uma sanção desproporcional para o aluno e atribuiu indevido caráter remuneratório à multa moratória. "Caracterizadas, assim, a abusividade e a conseqüente nulidade de pleno direito da mencionada cláusula, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor , mostra-se cabível, de toda maneira, a utilização de percentual de 2% previsto no § 1º do artigo 52 desse diploma legal, como parâmetro para estabelecer o necessário equilíbrio que deve permear os contratos de consumo", afirmou.

    A ministra lembrou também que em contrato de prestação de serviço educacional, a multa moratória tem a função específica de compelir o aluno ao pagamento das prestações pecuniárias nos termos acordados, motivo pelo qual pode vir realmente a ser considerada como abusiva a estipulação de multa que, como na espécie, afasta-se dessa função e vem a ter uma indevida natureza remuneratória, carente de razoabilidade. "Assinale-se que a jurisprudência do STJ, em hipóteses diversas, já assegurava tanto a redução de cláusula penal de molde a evitar enriquecimento sem causa quanto a possibilidade de o devedor inadimplente postular em juízo o respectivo direito". Processo: Resp 476649

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7625
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limite-para-multa-sobre-mensalidades-escolares-e-de-2/4261

    Informações relacionadas

    @DireitodeEmpreender
    Artigoshá 4 anos

    Qual percentual de juros e multa posso colocar no boleto?

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 9 anos

    Na cobrança de mensalidade escolar, juros incidem a partir do vencimento da parcela

    NDM Advogados, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Qual o limite para cobrança de juros e multas de mora nos contratos empresariais?

    Alexandre Chaves, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O contrato de prestação de serviços educacionais e os principais abusos cometido pelas Instituições de Ensino

    Notíciashá 21 anos

    CONTRATO ESCOLAR - QUESTÃO DO PAGAMENTO ANTECIPADO DAS MENSALIDADES

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)