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23 de Abril de 2024
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    Procon de São Paulo já recebeu da Gol resposta de notificação

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 15 anos

    O Procon de São Paulo recebeu no dia 23, à noite, da Gol Linhas Aéreas, os esclarecimentos referentes à notificação recebida por causa de problemas enfrentados pelos passageiros nos aeroportos. A empresa tinha um prazo de 24 horas para prestar esclarecimentos sobre denúncias de alterações de passagens e dificuldade de contactar o serviço de atendimento ao consumidor nos canais oferecidos.

    De acordo com a assessoria de imprensa do Procon, as respostas estão sendo analisadas e o resultado deve demorar alguns dias para sair.

    A Gol lidera o número de vôos atrasados nos aeroportos. Segundo a Infraero, dos 120 vôos programados da meia-noite até às 8h de do dia 24, 22 estão atrasados e sete cancelados. Em seguida, vem a TAM com nove vôos atrasados e quatro cancelados, dos 152 programados.

    O Procon alerta os consumidores para que guardem todos os comprovantes de compra de passagem, anotem os números de protocolos de atendimento da compania aérea. Se necessário, que procurem um Juizado Especial Cível para garantir o cumprimento do contrato conforme determina o Código de Defesa do Consumidor .

    Recordista em atrasos

    Os passageiros que compraram passagens da Gol devem ter paciência. Segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), no dia 23, desde a meia-noite até o meio-dia, 42,4% dos vôos da empresa apresentaram atrasos superiores a meia hora. Houve ainda o cancelamento de dois vôos.

    A Varig, foi adquirida pela Gol, apresenta situação semelhante: 35% dos vôos sofreram algum tipo de atraso e 8% foram cancelados.

    O último relatório da Infraero mostra que dos 886 vôos previstos para o dia 23, 191 apresentaram atrasos e 22 foram cancelados.

    Os problemas, que começaram durante o fim de semana no aeroporto de Brasília, continuaram no dia 23. Dos 72 vôos previstos, 20 sofreram atrasos e um foi cancelado.

    Em São Paulo, por conta do mau tempo, os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas amanheceram operando com o auxílio de instrumentos. O resultado foi mais vôos atrasados. Em Guarulhos, foram 35% e em Congonhas, 9%. Anac convoca reunião com a Gol

    A Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) convocou para o dia 26 uma reunião com a Gol/Varig para analisar medidas contra os recorrentes atrasos nos vôos da companhia aérea. Segundo nota divulgada no dia 23, a Anac analisa, inclusive, a possibilidade de cancelamento de vôos já autorizados devido aos problemas enfrentados por passageiros da Gol/Varig neste final de ano. A empresa responde por cerca de 40% de todos os vôos do país.

    No dia 23, mais da metade dos vôos da Gol decolaram atrasos superiores a 30 minutos. Na Varig, o índice de atrasos é de cerca de 44%.

    "A análise da Anac sobre os problemas da Gol/Varig neste período de fim de ano poderá levar até mesmo ao cancelamento de vôos já autorizados para a companhia. Porém, durante os dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, a agência irá preservar o direito do passageiro e manterá os vôos, cobrando mais eficiência da companhia para que os atrasos sejam reduzidos", diz a nota.

    No dia 24, a Anac determinou que a Gol/Varig aumentasse o número de atendentes nos guichês de check in nos aeroportos do Galeão (RJ), de Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Segundo monitoramento feito hoje, todas as posições já foram ocupadas em Guarulhos e a empresa está aumentando o atendimento nos outros aeroportos.

    Apesar dos problemas registrados desde o fim de semana, a Anac garante que os atrasos de dezembro são 29% inferiores aos do mesmo mês no ano passado.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-de-sao-paulo-ja-recebeu-da-gol-resposta-de-notificacao/459561

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