Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aneel apresenta proposta de metodologia da Tusd para geração

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 17 anos

    Representantes dos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e demais interessados poderão conhecer, no dia 12 de setembro, a versão preliminar da metodologia de cálculo das Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição aplicáveis a unidades Geradoras (Tusd_g). A proposta será apresentada em reunião técnica para o público externo, marcada para as 14h30 no auditório da Aneel, em Brasília. A minuta de resolução resultante de contribuições internas e das sugestões encaminhadas pelos agentes de setor elétrico será submetida futuramente ao processo de audiência pública, após aprovação pela diretoria colegiada da Agência. O novo regulamento irá aperfeiçoar algumas resoluções da Aneel, como a nº 281/1999, que definiu as condições gerais para contratação de acesso aos sistemas de transmissão e de distribuição de energia; e a de nº 166/2005, que estabeleceu critérios provisórios para o cálculo da Tusd_g. A proposta de regulamentação da Tusd_g envolve centrais geradoras conectadas às redes de distribuição nas tensões de 88 quilovolts (kV) e de 138 kV, ou às Demais Instalações de Transmissão (DITs)*; assim como distribuidoras e transmissoras. Um dos pontos principais do futuro regulamento é o que reconhece as DITs como integrantes da distribuição. Os geradores conectados a essas instalações e às redes das distribuidoras estarão, portanto, sujeitos ao pagamento de uma Tusd_g calculada de acordo com o ponto de conexão do empreendimento. Outro item é o que define uma só tarifa de uso (de transmissão ou de distribuição) a ser paga pelas usinas despachadas de forma centralizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de acordo com a instalação à qual o empreendimento está conectado. Essas usinas pagam atualmente as duas tarifas (Tust e Tusd_g).

    *Demais Instalações de Transmissão - instalações de propriedade das transmissoras localizadas na fronteira entre a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) e as redes de distribuição. Operam em tensão inferior a 230 kV.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações411
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aneel-apresenta-proposta-de-metodologia-da-tusd-para-geracao/4878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)