Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Licença-maternidade não compromete direito a férias

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 20 anos

    A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma comerciária a receber férias integrais e proporcionais que haviam sido negadas pelo empregador. Ex-funcionária da K. Smart Importação e Exportação Ltda, com sede em São José, Santa Catarina, ela ingressou na Justiça para reclamar verbas trabalhistas depois de ter encontrado a empresa com as portas fechadas quando voltou da licença-maternidade, em fevereiro de 2000. A empresa havia decretado falência.

    A decisão de primeiro grau, confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, indeferiu o pedido da trabalhadora porque no período referente às férias integrais e proporcionais, dezembro de 1998 a novembro de 1999 e dezembro de 1999 a fevereiro de 2000, ela estava de licença-maternidade.

    A decisao do TRT-SC foi fundamentada no artigo 133 (inciso II) da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). De acordo com essa regra, o empregado que, durante o período referente às férias, permanecer em licença remunerada por mais de trinta dias não tem direito a férias. O relator do recurso da comerciária no TST, o juiz convocado Alberto Bresciani, esclareceu que a própria CLT, no artigo 131 (inciso II), estabeleceu exceção para a ausência “durante o licenciamento compulsório da empregada por motivo de maternidade ou aborto”.

    É o caso da comerciária cuja licença-maternidade não será tomada como falta para efeito das férias, disse o relator. “Os preceitos devem ser interpretados de forma conjunta, de maneira que façam sentido e produzam efeitos”, ponderou. Bresciani citou também a jurisprudência do TST (Enunciado nº 89): “se as faltas já são justificadas pela lei consideram-se como ausências legais e não serão descontadas para o cálculo do período de férias”.

    (RR 284/2001)

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-maternidade-nao-compromete-direito-a-ferias/5536

    Informações relacionadas

    Ana Cristina Baruffi, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Prorrogação judicial da licença maternidade e os efeitos nas férias

    Adriana Sodre, Advogado
    Modelosano passado

    Petição em Execução

    Notíciashá 2 anos

    Afastamento pelo INSS inferior a 06 (seis) meses gera perda do direito de férias e do décimo terceiro salário?

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-21.2022.8.24.0000

    Matheus Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Você sabe como funciona a licença paternidade?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)